quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A história do grupo 111

O escutismo de Ronfe teve a sua fundação oficial em 25 de Agosto de 1935. Segundo dados recolhidos junto de vários antigos escuteiros, já em 1930 existia uma Patrulha composta por oito rapazes a que davam o nome de “Patrulha Raposa. Uma patrulha que funcionava anexada a um grupo de Guimarães, onde recebiam instruções que lhe eram ministradas por três elementos do primeiro Agrupamento Nacional, Nº 1 da Sé de Braga. Essa patrulha consegui manter-se estável até ao ano de 1934, altura em que por vários motivos a maior parte dos seus elementos se ausentaram da nossa freguesia, tendo apenas permanecido Francisco Gomes da Cunha que logo após algum tempo também foi obrigado a abandonar para cumprimento de serviço militar.

Logo após o serviço militar e volvidos três a quatro meses de preparação dos rapazes, dá-se a fundação oficial do Escutismo em Ronfe a 25 de Agosto de 1935. Foi então a 25 de Agosto de 1935 que se deu a inauguração solene do Escutismo de Ronfe, sendo o primeiro assistente o Rev. Padre Manuel Esteves Escobar, chefe o Francisco Gomes da Cunha, constituído por duas secções: Alcateia nº 66, Nuno Alvares. Grupo Nº 111, S. Tiago o primeiro chefe de unidade foi o chefe Francisco gomes da cunha.

Desde então o grupo 111, S. Tiago de Ronfe nunca mais parou de crescer, tendo nos dias de hoje 5 patrulhas, Águia, Castor, Raposa, Leão e Tigre, sendo o grupo constituído por 40 elementos.

1 comentário: